O impacto da cárie dentária na população é enorme. Ela influencia o desenvolvimento das crianças ao nível da alimentação, do sono, das aprendizagens e do seu bem-estar. Considerada uma epidemia silenciosa e, por isso, terá que ser enfrentada por uma equipa multidisciplinar.
Ensinar as crianças a cuidar dos seus dentes desde pequenos é um investimento que trará benefícios para o resto das suas vidas. As salas de aula e o ambiente familiar são lugares fundamentais onde as crianças podem e devem aprender os hábitos saudáveis de saúde oral. As atividades lúdicas, como ler um livro, na educação são importantes, pois elas proporcionam uma interação entre a criança e o educador na construção do conhecimento. Este concretizar da imaginação por meio do livro num ambiente escolar é catalisador de aprendizagens.
O ACeS de Gondomar, através da UCC Inovar, e o AVERT dinamizaram o projeto “SOBE” nas escolas do 1º ciclo deste agrupamento. Após a leitura de um livro sobre higiene oral pela professora Agostinha Monteiro, o enfermeiro José Lima fez uma demonstração sobre a técnica correta da escovagem dos dentes.
As crianças
no final da sessão receberam para além dos muitos conhecimentos científicos e
técnicos um KIT de higiene oral. Deste KIT fazem parte uma ampulheta (para a
contagem do tempo que demora a lavagem da boca), um copo, uma escova e uma
pasta dentífrica.
Os dois
profissionais que desenvolveram o projeto fazem uma avaliação muito positiva,
uma vez que o entusiasmo das crianças e a metodologia ativa das sessões são
prova disso.
Esperamos
para o ano repetir este projeto, porque só assim com metodologias integradoras
e multidisciplinares se conseguem ganhos em saúde!
Enf. José Lima
Professora
Agostinha Monteiro
Sem comentários:
Enviar um comentário