Mais um dia em que se comemora alguma coisa.
Se for o dia do teu aniversário, muitos parabéns!
No entanto, hoje, dia 24 de setembro, é o Dia Internacional da Imprensa.
A imprensa é um conjunto de meios de comunicação, que traz o mundo até nossas casas – jornais, revistas, rádio, televisão.
Um mundo sem imprensa seria um mundo sem conhecimento. É importante recordar estes dias, porque estas descobertas modificaram as nossas vidas.
O termo imprensa deriva da prensa móvel, processo gráfico aperfeiçoado por Johann Guttenberg, em 1440, que utilizava os tipos móveis: peças separadas, de madeira ou metal, por cada caracter, que eram reunidos numa tábua para formar palavras e frases do texto.
As primeiras reproduções da escrita foram obtidas sob um suporte, de cera ou de argila, encontrados nas mais antigas cidades da Suméria e da Mesopotâmia do século XVII a. C.
A primeira publicação regular de que se tem notícia foi a Acta Diurna, que o imperador Augusto mandava colocar no Fórum Romano no século I de nossa era. Esta publicação, gravada em tábuas de pedra, foi fundada em 59 a.C.
Em 1621, surgiu em Londres o primeiro jornal particular de língua inglesa, The Corante. No mesmo ano, Nathaniel Butler fundou também em Londres a primeira publicação semanária: o Weekly News, que, a partir de 1638, seria o primeiro jornal a publicar noticiário internacional. O jornal mais antigo do mundo ainda em circulação foi o sueco Post-och Inrikes Tidningar, que teve início em 1645.
O primeiro jornal em português foi fundado em 1641, em Portugal: era A Gazeta da Restauração, de Lisboa.
Sabes que existe O Museu da Imprensa?
Fica no Freixo, aqui bem perto de nós. Vai lá visitá-lo ou espreita no link abaixo:
Sem comentários:
Enviar um comentário