Perguntas frequentes

 Como funciona o serviço de atendimento à comunidade educativa?   

Atualmente, o serviço de Biblioteca Escolar funciona em todas as bibliotecas do Agrupamento através de um horário de atendimento específico, 

Ainda assim, é possível contactar a biblioteca ou proceder à reserva de materiais através do formulário CONTACTO que se encontra na coluna do lado direito da página inicial do blogue.

 Também encontra na página do blogue: Atendimento na biblioteca

Qual o tempo de resposta aos Contactos/Reservas?

O tempo médio de resposta é de 72 horas. 
 
Que tipo de apoio é disponibilizado pela biblioteca?


A biblioteca escolar apoia o funcionamento das atividades curriculares e formativas: promovendo o desenvolvimento das literacias da leitura, da informação e dos media; disponibilizando recursos e ferramentas de apoio às atividades letivas; facultando formação e apoio na utilização de recursos e ferramentas digitais; orientando a pesquisa de informação e a seleção de recursos; auxiliando a realização de atividades livres em articulação com os docentes e as famílias. 
 

Qual o horário de funcionamento das BE do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto?

Para saber os pormenores, consulte o aviso que se encontra na porta principal. Alguma alteração é comunicada de forma presencial ou por e-mail.

Os encarregados de educação, os professores e as assistentes auxiliares podem requisitar livros?
Todos os livros existentes nas BE destinados a empréstimo domiciliário podem ser requisitados por encarregados de educação e pela comunidade local. Para tal basta criar uma ficha de leitor na BE. 


Posso fazer o empréstimo de um livro de outra biblioteca escolar para além das do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto?


Sim. As bibliotecas escolares e  a Biblioteca Municipal de Gondomar fazem parte de uma rede concelhia de bibliotecas. Todas contribuem para a existência de um catálogo coletivo. Isso significa que os recursos podem ser geridos de forma integrada, permitindo que as BE do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto possam pedir emprestados livros de outra BE para disponibilizar aos seus utilizadores. O reciproco também é válido.
 
Para saber os recursos documentais que as Bibliotecas Escolares do Agrupamento têm, tenho que me deslocar à escola sede ou ao Centro Escolar? 


Não. O catálogo está disponível online e pode ser consultado de qualquer lugar onde exista ligação à internet. O endereço é:

 https://biblioteca.cm-gondomar.pt/Rede-de-Bibliotecas/Bibliotecas-Escolares 


O que acontece aos alunos que têm livros para entregar se a BE está fechada nas interrupções letivas?

Enquanto a BE está fechada, os alunos devem ficar com os livros. A devolução será feita quando a Biblioteca reabrir. 

Como posso aprender a trabalhar com aplicações/ ferramentas web? 


A Biblioteca disponibiliza um conjunto de instruções para aprender a trabalhar com diferentes na página do blogue: 

Recursos

- Apoio ao currículo


Posso utilizar a área de computadores/área multimédia? 

Sim, essas áreas são utilizadas numa base daquele que chega primeiro é o primeiro é quem utiliza, depois de se inscrever no caderno apropriado. Quando a Biblioteca é reservada para uma aula de pesquisa de informação ou outro tipo de trabalho tem que ser com 24 h de antecedência.

Sem comentários:

Enviar um comentário