29 maio 2012

História de Livros Lidos

    No dia 17 de maio, os alunos do 4º A, acompanhados pela professora titular da turma, Emília Pereira, vieram visitar a nossa BE e ouvir ler a história "A árvore" de Sophia de Mello Breyner Andresen por dois alunos do 7ºG, o Vasco Teixeira e o Pedro Carneiro, acompanhados por imagens alusivas aos texto projetadas em powerpoint.


    Após esta audição, a professora bibliotecária voltou a mostrar a imagens, com o intuito de auxiliar os alunos a fazer o reconto escrito do texto.
    Todos trabalharam afincada e ordeiramente.
   Aqui fica um exemplo dos texto produzidos:


A árvore
    Era uma vez uma árvore enorme que cresceu no arquipélago japonês. A árvore era muito, muito grande, com ramos também muito grandes e uma copa redonda, cuja sombra era utilizada pelos habitantes da ilha para se protegerem do sol.
    Todos a população adorava esta árvore frondosa que crescia com o pôr do sol e com a luz do luar.
    Mas havia um problema, os habitantes não gostavam muito das noites, porque eles ficavam brancos. Pensaram então em cortar a árvore, mas alguns não estavam de acordo, no entanto acabaram por cortá-la.
    Com os ramos da árvore construíram várias coisas, mas com o tronco fizeram uma barca para o povo para se lembrarem dela. Foi como se a árvore tivesse renascido sob a forma de barca e por isso fizeram uma grande festa, lançando vários balões vermelhos e brancos.
    Com esta barca, viajaram por muitas ilhas, onde fizeram comércio.
    Na ilha plantaram cerejeiras que ao florir davam flores cor-de-rosa e brancas.
    Nas festas utilizavam fatos chamados kimonos, como manda a tradição japonesa. Também faziam fatos de papel a imitar leões…
    Então, para se lembrarem sempre da árvore, dedicaram-lhe uma música, e com o mastro da barca que entretanto tinha apodrecido, fizeram uma biwa e com ela tocaram:
“ A árvore antiga
Que cantou na brisa
Tornou-se cantiga.”

Manuel Ribeiro, nº17, 4º A


  A todos o nosso muito obrigada.

Sem comentários:

Enviar um comentário