11 fevereiro 2014

Projeto SOBE

PROJETO “SOBE – Saúde Oral em Bibliotecas Escolares” NO AVERT

    O impacto da cárie dentária na população é enorme. Ela influencia o desenvolvimento das crianças ao nível da alimentação, do sono, das aprendizagens e do seu bem-estar. Considerada uma epidemia silenciosa e, por isso, terá que ser enfrentada por uma equipa multidisciplinar.
   Ensinar as crianças a cuidar dos seus dentes desde pequenos é um investimento que trará benefícios para o resto das suas vidas. As salas de aula e o ambiente familiar são lugares fundamentais onde as crianças podem e devem aprender os hábitos saudáveis de saúde oral. As atividades lúdicas, como ler um livro, na educação são importantes, pois elas proporcionam uma interação entre a criança e o educador na construção do conhecimento. Este concretizar da imaginação por meio do livro num ambiente escolar é catalisador de aprendizagens.







   O ACeS de Gondomar, através da UCC Inovar, e o AVERT dinamizaram o projeto “SOBE” nas escolas do 1º ciclo deste agrupamento. Após a leitura de um livro sobre higiene oral pela professora Agostinha Monteiro, o enfermeiro José Lima fez uma demonstração sobre a técnica correta da escovagem dos dentes.





   
   As crianças no final da sessão receberam para além dos muitos conhecimentos científicos e técnicos um KIT de higiene oral. Deste KIT fazem parte uma ampulheta (para a contagem do tempo que demora a lavagem da boca), um copo, uma escova e uma pasta dentífrica.
   Os dois profissionais que desenvolveram o projeto fazem uma avaliação muito positiva, uma vez que o entusiasmo das crianças e a metodologia ativa das sessões são prova disso.
   Esperamos para o ano repetir este projeto, porque só assim com metodologias integradoras e multidisciplinares se conseguem ganhos em saúde!

   Enf. José Lima

   Professora Agostinha Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário