23 novembro 2017

Dia Universal dos Direitos da Criança


No passado  dia 20 de novembro – aniversário da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança – as crianças fazem ouvir as suas vozes em solidariedade para com as crianças mais desfavorecidas e vulneráveis do mundo.
Crianças e jovens de todo o mundo unem-se para ajudar a proteger a vida de crianças, lutar pelos seus direitos e para as ajudar a desenvolver o seu potencial máximo. É um dia divertido com uma mensagem séria, no qual as crianças assumem papéis de grande visibilidade nas escolas, nos media, na política, no mundo dos negócios, no desporto e no entretenimento para chamar a atenção para os desafios mais prementes que a sua geração enfrenta.
Em Portugal traduz-se pelo “O Dia Nacional do Pijama”. É um dia divertido e educativo que  permite incorporar a intencionalidade pedagógica. É um dia que promove a escola de valores permitindo às crianças aprenderem a partilhar e a viver em solidariedade.

O Dia Nacional do Pijama é um dia feito pelas crianças que ajudam outras crianças. A leitura do livro “ O botão invisível” realizou-se em contexto de sala de aula. Na Biblioteca de São Caetano 1 realizaram-se actividades alusivas aos direitos das crianças, promovendo de forma lúdica, solidária e criativa o direito de uma criança crescer numa família, promover o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de ver, comentar e acompanhar com gestos o vídeo da Missão Pijama”.

Sem comentários:

Enviar um comentário