14 março 2018

Fóruns de Leitura


                           


Durante a Semana da Leitura, os alunos do 3º ciclo, sobretudo do 8º e 9º ano deslocaram-se à Biblioteca Escolar para falar sobre o livro lido aos seus colegas. Esta atividade designa-se por Fóruns de Leitura. Cada aluno procura um livro com o apoio do docente de Português, da família e da Biblioteca Escolar. Mas acima de tudo  o aluno procura o livro de acordo  com os seus gostos pessoais, relendo a sinopse, observam a capa, apreciam e rejeitam, de acordo com as suas preferencias.  Nem sempre este encontro com a leitura é simples e rápido, dado que compreender é o objetivo a atingir, seja qual for a situação de leitura. "Os Fóruns de Leitura" surgem como uma estratégia para dar prioridade à competência da leitura, tal como nos diz Pennac (1993, p11): " O verbo ler não suporta o imperativo".
A  atividade desenvolveu-se  ao longo da Semana da Leitura,- como já tem sido nossa prática-., os alunos recontam o livro lido, leem excertos  da obra, sensibilizam e promovem a curiosidade nos colegas que assistem. O padrão de comportamento da leitura na adolescência está em consonância com algo que os motiva.
A professora bibliotecária limita-se a ouvir a escolha dos alunos, livros que são da BE, outros que são dos alunos. Mas o principal é saber , conhecer as suas escolhas, tentando deste modo,  alargar o fundo documental com as opções do aluno de forma a construir bons hábitos de leitura.



 



Sem comentários:

Enviar um comentário