20 dezembro 2019

Partidas…Projetos…Partilhas


A articulação das várias áreas, em dinâmicas criativas, tem sido uma constante na vida do Jardim de Infância S. Caetano. Diariamente, momentos de partilha levam as crianças ao encontro de novas descobertas, motivando-as para trabalho de projeto. A procura de saberes assenta sobretudo em pesquisas em vários tipos de livros e na Net Segura envolvendo as famílias em todo este processo.
Durante o 1º período foram realizados projetos de investigação e de produção dando visibilidade à rentabilização das diferentes expressões, consolidando conhecimentos e potenciando as literacias: da vida para a vida.

Exemplos significativos foram: a dinamização do livro “Perdido e Achado” com a construção final de uma composição musical e várias comunicações aos pares das informações investigadas; o projeto “porque mudam de cor os camaleões? ativado na área das Ciências onde as enciclopédias são continuamente abertas; o livro “Abre com muito cuidado” que corporizou jogos de consciência fonológica e os Direitos da Criança que culminou em comunicações verbais com suporte em produções de arte plástica.
Destacamos a importância do contacto diário com a leitura e a escrita, de forma intencional, caminhando com todos cada vez mais motivados ao prazer e a construção de saberes validados pelas comunicações aos outros.
As famílias estiveram, ativamente, envolvidas assim como, os recursos materiais e humanos da BE do AERT, enriquecendo deste modo, todo o processo de ensino aprendizagem.



                

Dezembro de 2019
Jardim de Infância S. Caetano
Maria José Patrício


Sem comentários:

Enviar um comentário