13 março 2012

Atividades realizadas no 2º período



Ao longo deste segundo trimestre, a afluência dos alunos à Biblioteca Escolar não cessou de aumentar. Para tal contribuíram as várias atividades dinamizadas, resultantes de várias parcerias.

Assim, no dia 26 de Janeiro, a Biblioteca Municipal de Gondomar, representada pela Dra. Carla Bandeira, deslocou-se à nossa BE para esclarecer os meninos do 5ºE sobre “Os Perigos da Internet”.

No dia 2 de Fevereiro, dia de “La Chandeleur” em França, as professoras Agostinha Gomes e Palmira Ferreira, conjuntamente com os alunos do 9ºano que irão participar numa visita de estudo a esse país, confecionaram crêpes para toda a escola, na sala polivalente dos alunos. Esta atividade resultou de uma parceria entre a BE e o grupo de francês e pretendeu dar a conhecer esta tradição cultural.

Seguidamente, no dia 8 de Fevereiro, a Dra Marisa Pedrosa realizou uma formação para os docentes do AVERT sobre a Biblioterapia.

No dia 14 de Fevereiro, em colaboração com o departamento de línguas, realizaram-se várias atividades para celebrar o S.Valentim.

Relativamente à atividade “Histórias de Livros Lidos”, esta realizou-se no dia 16 de Fevereiro, para o 4ºH e ao longo da Semana da Leitura para os 3º anos. Uma das sessões foi dinamizada pela professora Cristina Vieira, sendo as restantes da responsabilidade da professora Agostinha Gomes. Nestas sessões foram abordadas as obras “A Árvore” de Sophia de Mello Breyner Andresen, “A Menina Curiosa” de Álvaro Magalhães e “O Cuquedo” de Clara Cunha.

Durante os meses de Janeiro e Fevereiro, os alunos do AVERT participaram no concurso “Poemas Soltos”, concurso realizado em colaboração com as Bibliotecas Escolares de Gondomar, a Biblioteca Municipal de Gondomar e a Câmara Municipal de Gondomar. Muitos foram os participantes que aguardam pelo resultado e que poderão participar na grande festa dos Poemas Soltos, no dia 1 de Junho 2012.

Ao longo da semana de 5 a 9 de Março, comemorou-se a Semana da Leitura. Para além da atividade “Histórias de Livros Lidos”, os alunos puderam assistir a várias representações teatrais, como “A Bruxa Amarela” de Inácio Pignatelli,“Quatros Pés do Trono” e “A Raposa e o Corvo” de António Torrado, a primeira dinamizada pelo Clube de Teatro do AVERT (professoras Alice Rêgo e Aldina), representada na nossa escola e na Biblioteca Municipal, as outras duas pelo Clube “O Prazer nas Palavras”(Professora Clarinda Roboredo). A professora Joana Brandão e os seus alunos apresentaram a atividade “Leitura com Fantoches” a partir de poemas de Cecília Meireles e que muito divertiram os nossos alunos mais jovens.
Ainda durante a Semana da Leitura, os alunos estiveram “À Conversa com …Inácio Pignatelli” colocando-lhe perguntas e ouvindo algumas histórias. A comunidade educativa pôde adquirir algumas das obras do autor autografadas pelo mesmo.
Alunos e professores puderam assistir ao visionamento de vários filmes, na rubrica “Livros no Cinema”, adquirir livros na feirinha “Livros – faça um novo amigo” e ver a exposição biográfica de autores portugueses.

Durante a Festa da Primavera, nos dias 21, 22 e 23 de março, a Biblioteca irá participar com a leitura / declamação de poemas e com uma exposição alusiva ao tema.

A todos os que têm contribuído e participado nas atividades da Biblioteca o nosso muito obrigada.



Sem comentários:

Enviar um comentário