15 outubro 2012

Nobel da Literatura 2012



Mo Yan | Nobel da Literatura 2012

O Prémio Nobel da Literatura 2012 foi atribuído ao autor chinês Mo Yan anunciou, esta quinta-feira, a Academia Sueca.

 
A partir de uma mistura de fantasia e realidade, perspetivas históricas e sociais, Mo Yan criou um mundo que lembra a complexidade de autores como William Faulkner e Gabriel García Márquez, ao mesmo tempo em que encontra um ponto de partida na literatura chinesa antiga e na tradição oral. Além de seus romances, Mo Yan publicou diversos contos e ensaios sobre vários temas e, apesar de sua crítica social, é visto em sua terra natal como um dos mais importantes autores contemporâneos.
 
Mo Yan, pseudónimo de Guan Moye, nasceu a 5 de Março de 1955, Gaomi, na província de Shandong, região onde situa várias das suas histórias.Deixou de estudar pouco depois dos 10 anos, durante a Revolução Cultural, e foi trabalhar numa fábrica de óleo.Aos 20 anos, entrou para o Exército de Libertação Popular e de seguida começou a escrever. Em 1987, um ano após se ter formado na Academia de Arte do Exército, publicou Sorgo Vermelho que o lançou na fama.
 
Em Portugal, Mo Yan tem apenas um livro traduzido, Peito Grande, Ancas Largas, editado em 2007 pela Ulisseia. 
 
 O Nobel da Literatura tem um valor pecuniário de 926 mil euros e é considerado o mais prestigiado dos galardões internacionais na área das letras.

 No ano passado, o galardão foi atribuído ao poeta sueco Tomas Transtromer.

José Saramago permanece o único escritor português a ter sido distinguido com o Nobel da Literatura, que recebeu em 1998.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário